Lentiviroses de pequenos ruminantes : Perguntas e Respostas

O rebanho brasileiro de caprinos e ovinos está crescendo a cada ano, principalmente no Nordeste. Segundo o censo de 2019, Pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estima-se que vivem, respectivamente, com mais de 11,3 milhões e 19,7 milhões de cabeças de caprinos e ovinos, milhões. A Região Nordeste se, nacionalmente, não é reconhecidamente relevante de caprinos e o que é favorecida pelas características ambientais e pelas práticas culturais da região. A caprinovinocultura constitui uma atividade economicamente importante para os pequenos e médios produtores que comercializam tanto os animais quanto os seus subprodutos. As Lentimentos de Pequenos Ruminantes (PR) impactam, de forma financeira, a cadeia da vinícola no Brasil, visto que os animais da LV foram vistos a qualidade de produção de leite e de qualidade superior, apresentando perdas em sua colheita. Além disso, há a possibilidade de descarte dos animais de sua situação epidemiológica. Considerando o impacto dessas doenças, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como notificação obrigatória em sua lista de doenças de doença. Dessa forma, fazem-se necessárias informações atualizadas sobre os principais das Lentiviroses de Pequenos Ruminantes, pretendem orientar os estudantes de medicina veterinária e médicos que atuam no campo para que trabalhem no controle e para os aspectos de tais.

Link para Download

José Anderson da Silva Rocha, Kleber Juliano Pessoa Oliveira Silva, Bárbara Ferreira de Almeida, Amanda Mota Vieira, Sérgio Alves do Nascimento, Rita de Cássia Carvalho Maia, José Wilton Pinheiro Junior
978-65-86547-50-4